sexta-feira, 21 de março de 2008

Sexta-feira Santa - Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo

O povo católico de Luz acompanhou na noite desta sexta-feira santa 21, na praça da Catedral a Encenação da paixão e morte de Cristo. A encenação foi apresentada pelo grupo de jovens envolvendo em torno de 30 jovens aonde o jovem Osvaldo fez o papel Jesus Cristo que andou entre a multidão carregando a cruz, sendo açoitado pelos soldados. Os jovens que na Sexta-feira Santa se transformaram em Marias, Josés, soldados e apóstolos, passaram uma longa temporada ensaiando e contracenando para representar todo o caminho de Jesus Cristo até o calvário e morte de cruz. Com cenas muitos reais da paixão e morte de Cristo, fez com que muitas as pessoas não contessem as lágrimas. Da mesma forma aconteceu com alguns figurantes que procuraram representar o seu papel na encenação e acabaram se emocionado. O ponto alto da dramatização foi quando Jesus disse a Maria: ‘mãe, ai está teu filho. Filho, ai está tua mãe’. Momento que algumas pessoas tiveram que procurar um ombro para chorar. Outro ponto em que fez as pessoas de emocionaram foi quando o ator que fez o papel de Jesus disse em voz alta: “Pai em tuas mãos entrego meu Espírito”. A celebração foi presidida pelo Vigário Geral da Diocese de Luz Monsenhor Wellington e contou com a participação de um grande número de pessoas que ocupou toda Praça da Catedral. "O Santo Sudário remete a Jesus, a Seu sofrimento e remete também ao sofrimento de toda a humanidade, porque a morte de Cristo é o maior ato de solidariedade com o homem, porque amou, dando a vida para a salvação do homem. Nós devemos ver a solidariedade de Cristo também para com os sofrimentos dos homens, de modo que todos os sofrimentos da humanidade são valorizados por Cristo mediante o Seu sofrimento e a Sua imolação. Porém, ao mesmo tempo, o Santo Sudário remete à Ressurreição: Cristo ressuscitou no terceiro dia. E se Cristo não tivesse Ressuscitado vã seria a nossa fé. Mas em que sentido o Santo Sudário remete à Ressurreição, além de remeter à Paixão? Porque do Santo Sudário, ou seja, do lençol que O envolveu, Cristo saiu deixando a sua imagem impressa naquele linho, de modo misterioso porque não sabemos como ela foi formada. Jesus deixou o sinal de ter estado próximo àquele linho, mas não está mais ali. Então a morte de Cristo remete à Ressurreição. A salvação da humanidade se dá na manhã de Páscoa, quando o Cristo sai vivo do sepulcro e, portanto, com a Sua Ressurreição nos faz esse grande dom. A morte é derrotada e, portanto, a história da humanidade, a história de cada pessoa, não se conclui com a morte, mas a morte é o grande portão que abre para a pessoa o encontro com Deus e a vida eterna." Cardeal Severino Poletto

Um comentário:

Anônimo disse...

Leandro,
Parabéns pelo seu trabalho de divulgação da Paróquia. Suas fotos tem estilo e são bem focadas. Continue assim. Em breve vamos ter um domínio próprio. Aguarde.