sexta-feira, 14 de março de 2008

Missa da Unidade

Missa da Unidade reúne Padres e fiéis de toda a Diocese de Luz.clique aqui e veja no site da Diocese todos os momentos da celebração.
Parte da Homilia de Dom Félix por ocasião da Missa do Crisma.
Meus amados irmãos e irmãs, sacerdotes, religiosas, leigos, leigas:
Esta concelebração eucarística do bispo com os padres que servem a Diocese e com as delegações das paróquias quer significar a unidade do ministério sacerdotal no único e supremo Sacerdote, Jesus Cristo. Nesta missa manifesta-se o mistério do sacerdócio de Cristo, participado pelos ministros ordenados em cada diocese, que renovam seu compromisso ao serviço do povo de Deus, assumido no dia da ordenação.

Como sinal da unidade no ministério sacerdotal e com a presença e participação do presbitério, terei a alegria de abençoar os óleos que serão usados nos sacramentos: o óleo do crisma, para significar o dom do Espírito Santo no batismo, na crisma e na ordem; o óleo para o batismo e o óleo para os enfermos, sinal da força que liberta do mal e sustenta na provação da doença. Através do óleo e da unção, exprime-se a riqueza da nova existência em Cristo, que o Espírito continua a transmitir à Igreja até o fim dos tempos.

Participar do sacerdócio de Cristo significa dar a vida por Ele e pela salvação dos irmãos, procurando assemelhar-se cada vez mais ao próprio Cristo que, por muito nos amar, livremente entregou sua vida por nós, fazendo deste gesto uma oferta agradável ao Pai. Nossa vida deve ser também uma oferenda agradável a Deus.

Meus amados irmãos e irmãs, a Missa dos Santos Óleos é também chamada de Missa da Unidade. Falando em unidade, chamo mais uma vez a atenção de todos para a importância do Projeto Diocesano de Evangelização “Formamos a Igreja Viva” e das Diretrizes Pastorais Sacramentais, que são dois instrumentos imprescindíveis para a unidade pastoral em nossa Diocese. Nossa responsabilidade moral no sentido de implementá-los em nossas comunidades eclesiais é imensa. Da nossa motivação e do nosso empenho depende o bom êxito desses dois projetos.

O Projeto de Evangelização visa potencializar ainda mais nossos esforços evangelizadores na implementação das decisões tomadas pela 2ª Assembléia Diocesana do Povo de Deus e criar o desejado equilíbrio entre a real necessidade de unidade em torno de nossos projetos evangelizadores e o respeito à diversidade de situações pastorais e de contextos religiosos e culturais existentes em nossa Diocese. Por isso, ele está centrado na renovação e animação da paróquia como rede de pequenas comunidades, comprometidas a serem presença profética e transformadora na sociedade. Convoco, pois, os padres, as religiosas e demais agentes de pastoral leigos e leigas de nossa Diocese a renovarem cotidianamente sua motivação para continuarem a implementação desse projeto diocesano em nossas paróquias e comunidades, em espírito de fé, doação, humildade e serviço colegial.
Dois mil e oito é um ano especial para nossa Diocese, pois ela completa 90 anos de um árduo e frutuoso trabalho de evangelização do povo de Deus. Neste ano, nos alegramos também com quatro padres que celebram datas muito significativas no seu ministério sacerdotal. Mons. Omar fará 70 anos de sacerdócio; Pe. Jaime, 50 anos; Mons. Olavo, 25 anos; e Pe. Joel Bernardes, 25 anos de sacerdócio e 50 anos de idade. Parabéns aos jubilandos! Que Deus continue derramando suas bênçãos sobre a nossa Diocese e sobre a vida e o ministério destes nossos irmãos e lhes conceda muita saúde, alegria e paz!

Um comentário:

Anônimo disse...

Leandro, tá muito bom o blog. Parabéns. Tentei colocar o número de visitas mas apareceu somente o mapa. Vou buscar o outro modelo.